Páginas

Como reconquistar a confiança perdida


Confiança é uma coisa complicada. É a base de todo relacionamento saudável e é ela que torna possível a intimidade de um casal. Mas ao mesmo tempo que a confiança pode ser muito forte, ela pode também ser muito frágil. É preciso muito esforço e tempo para construí-la, mas ela pode ser quebrada rapidamente. Quase todos os relacionamentos que estão passando dificuldades, estão com a confiança perdida, muitas vezes porque alguém abusou da confiança que o outro lhe deu. Os relacionamentos fortes (principalmente os casamentos) precisam ter uma confiança muito grande, por isso aqui estão algumas maneiras de você construir a confiança no seu relacionamento ou reconquistá-la caso tenha sido perdida:


1) NÃO GUARDE SEGREDOS


No casamento, os segredos são tão perigosos quanto as mentiras. Você e seu cônjuge precisam conversar sobre todos os assuntos e deixar que cada um saiba da vida do outro. Não converse com alguém que você não gostaria que ele(a) soubesse, não veja sites que você não gostaria que ele(a) visse e não vá a lugares que você não gostaria que ele(a) soubesse. A transparência no relacionamento é vital para construir a confiança.


2) RECONHEÇA A DIFERENÇA ENTRE O PERDÃO E A CONFIANÇA


O perdão e a confiança são duas coisas diferentes. Quando você sofre uma injustiça, você precisa perdoar rapidamente o que o outro fez pois só assim Deus te perdoará pelos seus erros (Marcos 11:25). Todos nós pecamos e o que seria de nós, se o sangue de Jesus não nos purificasse e apagasse a nossa culpa? Mas a confiança, você precisa deixar que o outro conquiste aos poucos (por um bom senso). Primeiro você perdoa o que ele(a) fez, e em seguida, o caminho estará aberto para a restauração e a reconquista da confiança.


3) NÃO RETRIBUA O MAL


Quando nós somos injustiçados por alguém, geralmente nós queremos punir quem nos ofendeu. Queremos que ele(a) sinta a dor que nós sentimos, (pois só quem passa por isso, sabe), mas esse modo de pensar só machuca vocês dois, dificultando ainda mais a confiança. William Shakespeare disse que "Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra"  Por isso, quando você for injustiçado em um relacionamento, explique claramente o que você não gostou, o que você não aceita, e mostre a ele(a) como a confiança pode ser reconquistada, mas não a retribua o mal para ele(a).


4) ESTEJA DISPOSTO A ESPERAR PELA RESTAURAÇÃO DA CONFIANÇA


Quando um braço está quebrado, é preciso colocar um gesso para paralisar os movimentos, até que haja tempo para a cura. Por isso, se você quebrou a confiança de alguém e deseja tê-la de volta, você deve entender que há um tempo para a cura. Coloque-se no lugar da outra pessoa e respeite-a. Talvez seja preciso você abrir mão de certas liberdades e aceitar algumas restrições, para que a confiança volte dia após dia. Essa é a parte mais dolorosa do processo, mas é vital para vocês.


5) MANTENHA O AMOR ACESO NO SEU CORAÇÃO


A Bíblia diz que "devemos amar uns aos outros, pois o amor cobre uma multidão de pecados" (1 Pedro 4:8). Eu gosto muito dessa questão do amor ser forte o suficiente para cobrir nossas imperfeições e preencher as feridas que ficaram no coração. Por isso, antes de você terminar um relacionamento (caso esteja pensando nisso), analise bem se você ama essa pessoa, pois o amor sempre acredita, suporta, é paciente, não maltrata e não guarda rancor. (1 Coríntios 13:4-7) E acima de tudo busque a Deus, pois Ele é AMOR e quanto mais perto dEle você estiver, mais você receberá o amor para curar seu relacionamento.

ESTUDO ELABORADO PELO  PASTOR - ANTÔNIO JÚNIOR 


0 comentários:

Postar um comentário

 

© - 2014. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré