Páginas

Como superar conflitos no namoro?


Todo início de namoro parece ser um conto de fadas. Mas, de repente, com a convivência, o casal começa a não se entender tão bem assim. E isso é completamente normal. Afinal, quem disse que se relacionar com outra pessoa seria fácil e que todos os dias vocês estariam em perfeita sintonia?

A verdade é que todos nós já vivemos ou ainda vamos viver momentos difíceis com a pessoa amada, e nem sempre saberemos como enfrentar esses conflitos. O importante é que vocês dois saibam como dar um "chega pra lá" nessa situação, identificando qual é a raiz do problema e buscando resolver da melhor forma possível. 

Entretanto, há pessoas que acham que em toda discussão, existe quem está certo e quem está errado. Em vez de resolverem o problema, preferem discutir por horas e horas até ver quem está com a razão. Eu costumo dizer que um relacionamento não é um jogo, onde há um ganhador e perdedor; pois ambos estão no mesmo time e só precisam entrar em um acordo. Para resolver os conflitos no seu namoro e voltar a ter paz com seu/sua namorado(a), você deve entender que, na maioria das vezes, o orgulho e egoísmo são os grandes causadores dos conflitos, e que a melhor maneira de vencê-los é dando amor e atenção. Abaixo falarei de alguns problemas comuns que os casais de namorados enfrentam e a melhor maneira de resolvê-los:


QUANDO O OUTRO FALHA COM VOCÊ


O que fazer quando o outro pisou na bola com você? Como se comportar com a pessoa que te ofendeu? A Bíblia diz que todos nós somos pecadores e com isso podemos tropeçar em muitas coisas (Tiago 3:2). E a melhor maneira de agir nessa situação está escrito em Efésios 4:32: "...Sejam bons e atenciosos uns para com os outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês". Não devemos diminuir a gravidade do pecado, mas ajudar o outro a refletir sobre o que fez de errado e enfrentar o problema sem dar desculpas. Assim, é mais fácil ele(a) se arrepender e pedir perdão. Também é importante que um ajude o outro a pensar em maneiras de evitar que o erro se repita. Se possível, peça ajuda ao seu líder espiritual. Ele, com certeza, está preparado para auxiliá-los. (Leia: como reconquistar a confiança perdida)


QUANDO O OUTRO É IMATURO


Muitos casais de namorados discutem por causa da imaturidade de um deles. Se você ama essa pessoa e quer melhorar seu relacionamento, nunca deixe de acreditar na sua mudança. Diga sempre que você acredita nela e a incentive com palavras de encorajamento. Muitas pessoas não mudam e estão sempre errando, porque já ouviram tantas palavras negativas a seu respeito, que agora não acreditam no seu potencial. Por isso, transmita essa segurança e mostre a ela que com Deus, tudo é possível. O seu apoio é muito importante para que seu namorado(a) vença esse obstáculo.


QUANDO SE MAGOA FACILMENTE


É comum as pessoas serem mais sensíveis em algumas áreas e ficarem magoadas, mesmo com atitudes "bobas". Isso acontece, geralmente, porque alguma coisa está mal resolvida no coração, como por exemplo: uma garota que foi traída por um ex, pode se sentir insegura mesmo tendo o carinho e respeito do atual namorado. Analise bem toda vez que você fica magoado(a) e busque entender o que te faz sentir assim. É muito importante você dizer que não gostou de tal atitude, mas sempre com amor, para que vocês possam resolver juntos este problema. (Leia: As 5 linguagens do amor) - acredito que irá te ajudar a entender melhor seu parceiro(a).


QUANDO SE TEM GOSTOS DIFERENTES


É natural as pessoas gostarem de filmes, músicas, comidas e lugares diferentes. O que não pode acontecer é que isso se torne um problema na relação. Respeite a preferência do seu namorado(a), seja compreensivo e entenda a importância dos gostos dele(a). Em seguida, busque satisfazer os desejos do outro antes de satisfazer os seus. A Bíblia conta em 1 Coríntios 13 sobre as várias características do amor, e uma delas é que o amor não busca seus próprios interesses, ou seja, ele não é egoísta! Você já deve ter ouvido falar que o segredo para um casamento feliz é fazer o outro feliz, por isso, queira satisfazer a vontade do outro e vocês viverão bem melhor. Se necessário, defina o que cada um quer e o que ambos querem, mas nunca diga que a sua decisão sempre será a certa. 

Eu espero que todas essas mudanças comecem à partir de você, e que Deus esteja no centro do seu namoro para que os conflitos que vocês enfrentam hoje, se tornem um crescimento na vida de vocês e que o amor aumente cada vez mais!

ESTUDO ELABORADO PELO  PASTOR - ANTÔNIO JÚNIOR   



0 comentários:

Postar um comentário

 

© - 2014. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré