Páginas

É errado ficar desanimado quando nada da certo?

"Pastor, é errado ficar desanimado quando as coisas não saem do nosso jeito? Sou evangélica há muito tempo, mas ando muito desanimada com a vida. Será que Jesus nunca ficou desanimado?"

R: Todos nós desanimamos de vez em quando, principalmente quando não conseguimos fazer o que queremos, não vemos uma saída para nossos problemas ou porque cansamos de esperar por algo que temos orado há muito tempo. Então nós ficamos como Jó, que antes tinha uma vida ativa, animada, mas por causa das dificuldades, acabou ficando sem forças. Veja o que seu amigo Elifaz disse:

"Pense bem! Você ensinou a tantos, fortaleceu mãos fracas. Suas palavras davam firmeza aos que tropeçavam, você fortaleceu joelhos vacilantes. Mas agora que se vê em dificuldade, você desanima, quando você é atingido, fica prostrado. Sua vida piedosa não inspira confiança a você? E o seu procedimento irrepreensível não dá a você esperança?" (Jó 4:3-6)

É errado ficar desanimado como Jó ficou? De jeito nenhum! Mas, se esse desânimo nos deixa irritados com tudo e isso atrapalha nosso relacionamento com Deus e as pessoas, então se torna prejudicial. Nós devemos entender que se não tomarmos cuidado, o desânimo pode se tornar um problema grave, contaminando nossa mente e coração, e nos deixando para baixo por muitos anos. Quantas pessoas perdem as oportunidades da vida por estarem assim? Os pais desistem de educar seus filhos, pessoas desanimam de querer trabalhar e muitos até ficam doentes por não terem ânimo para enfrentar a vida. A lista de situações que podem nos fazer desanimar é imensa! (Leia: Como sair da depressão)

Será que Jesus não desanimava também? Talvez não, se olharmos para Ele apenas pelo lado divino. Mas nós sabemos que ele também foi homem como nós, e com certeza ele ficava desanimado ao ver que as pessoas não queriam arrepender e se voltar para Deus. Ele chorou sobre Jerusalém, pois eles não aceitaram a oportunidade de salvação que Deus estava dando. Nas últimas horas antes de ser preso e julgado, Ele também clamou: "A minha alma está profundamente triste até a morte" (Marcos 14:34)

Com isso vemos que todos nós passamos pelas mesmas coisas. Mas a questão é: "O que devemos fazer quando ficamos desanimados?" A resposta é: devemos nos voltar para Deus e Sua Palavra para recebermos a força e a motivação que precisamos! Crie o hábito de ouvir pregações, louvores e não pare de orar, mesmo se você não estiver sentindo vontade. Tome posse das palavras que Deus disse a Josué: "Seja forte e corajoso. Não tenha medo, não desanime, pois o Senhor, teu Deus, estará com você onde quer que vá." (Josué 1:9)

ESTUDO ELABORADO PELO  PASTOR - ANTÔNIO JÚNIOR

0 comentários:

Postar um comentário

 

© - 2014. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré