Páginas

O ENGANO DE satanás

Recebo um e-mail de uma pessoa, que era membro do nosso Ministério e cria na verdade da dissolubilidade do casamento somente na morte: “Eu não concordo mais com o que vocês ensinam sobre casamento. O meu casamento não deu certo. Hoje estou com outra pessoa e o Senhor está me abençoando cada vez mais, pois sou a menina dos olhos dEle”. O que terá ocorrido para que essa pessoa mudasse de fé?

Só há um fato que pode desvirtuá-la do Caminho de salvação: ela dar ouvido à voz do diabo e obedecê-lo. Satanás não está em busca de quem já pertence a ele, mas daqueles que são propriedades exclusivas do SENHOR, cujos maridos e esposas abandonaram o lar e hoje estão enlaçados no adultério. Satanás deseja transformar todos os servos do SENHOR DEUS em adúlteros, assim como fez com os seus cônjuges. De que maneira podemos ouvir a voz do diabo?

1.     Através de conselhos que pessoas que ainda não conhecem verdadeiramente o SENHOR. Naturalmente depois de um repúdio familiar, no auge do desespero, as pessoas buscam conselhos e orientações a qualquer custo, com qualquer pessoa. Elas ouvem todo tipo de conselho. Os mais próximos são os primeiros que aparecem: parentes, amigos. Cada qual quer trazer uma solução ao problema enfrentado pelo seu amigo ou amiga. E aí reside o grande perigo: ouvir orientações que fogem completamente dos ensinamentos do SENHOR. Quanto mais vínculo emocional e familiar, o conselheiro tiver com a pessoa necessitada, mais ela abstrairá os conselhos errados.

2.     Através de líderes, pastores despreparados. Embora se digam ungidos de DEUS, nem todos os pastores e líderes estão preparados para aconselhar pessoas com sérios problemas no casamento, especialmente quando se trata de repúdio e traição de uma das partes. O mundo está repleto de falsos pastores, homens que não receberam o chamado do SENHOR e muito menos foram ungidos por ELE. Simplesmente, fizeram algum dia um curso de Teologia e foram ordenados por homens para a função ministerial; ou movidos de inveja, abandonaram a denominação da qual faziam parte e abriram, por conta própria, o seu templo e uma nova denominação. Seguir homens assim é caminhar para a morte.

Satanás usa a boca e o coração de muitas pessoas com o propósito de enganar as vidas que não têm estrutura espiritual alguma, nenhum conhecimento da Palavra. Pessoas vulneráveis, que são meras frequentadoras de templos, mas que nunca se firmaram na Verdade do SENHOR. Como aquele primeiro casal na Bíblia, que recebera as perfeitas orientações de DEUS, mas, quando a serpente o alcançou, não o encontrou vigiando e perseverando nos conselhos de DEUS: “Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal” (Gênesis 3:4-5). O final dessa história você já conhece.

O curioso é que, até nos dias de hoje, essa mesma serpente não se cansou de soprar nos ouvidos dos desatentos e incautos. Ela chega com voz mansa e suave, tom agradável; usa, inclusive, o Nome do SENHOR, mostra textos na Bíblia de forma isolada (como fez com JESUS na tentação no deserto), emite mensagens mentirosas, mortais: “Olha, DEUS te ama muito e ELE tem o melhor para a sua vida. Seu casamento acabou, não tem mais jeito. Seu marido (ou sua esposa) até já está totalmente envolvido (a) com outra (o) mulher (homem). Você vai ficar aí perdendo o seu tempo? Você é muito jovem e bonita (o) e deve recomeçar a sua vida logo”. Para, logo em seguida, apresentar um homem (ou uma mulher)com aspecto de bom moço (boa moça); Bíblia debaixo do braço, oferecendo juras de amor eterno. O apóstolo Paulo aconselhou a igreja do SENHOR: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo” (Efésios 6:11). Observe: astutas ciladas. O texto não diz suaves ciladas, mas astutas. Sabe o que significa esse adjetivo? “Que tem habilidade para enganar de forma sutil, sagaz, perspicaz, habilidosa”. Satanás usa de uma sutileza impressionante. Veja outras palavras de Paulo aos santos: “Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus, porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo” (2 Coríntios 11:2-3). Adiante, ele exorta a igreja a atentar para a presença dos falsos obreiros no meio da igreja, para não ser enganada por eles: “Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio satanás se transfigura em anjo de luz” (versículos 13 e 14).

Desde que o SENHOR DEUS me deu esse lindo Ministério de restauração familiar (trago em minha biografia um lindo testemunho desse chamado), muitas foram as pessoas que foram apresentadas à doutrina correta de casamento. Em minha meditação pessoal, até chego a dividir todas essas pessoas em TRÊS grandes gerações: uma primeira geração, bem do início do Ministério, que fora muito abençoada e vira o milagre de DEUS no casamento; uma segunda, que até acreditou, quis se comprometer, fez-se mais presente que a primeira, mas terminou naufragando na fé e hoje anda por aí morta espiritualmente; e essa atual, a terceira, que não se compromete, não se envolve, não obedece, não se posiciona corretamente e, consequentemente, não caminha para lugar algum. Satanás já enganou a muitos. O diabo já aprisionou a alma e cauterizou a mente de muitos. Pior: sem tirá-los dos templos. Isso é o que faz doer: a pessoa frequenta templo, sem ser templo do SENHOR.

Oro a DEUS para que você não seja como um desses que satanás já enganou. Oro a DEUS para que você faça parte de uma geração guerreira, que não se curva às mentiras do diabo, uma geração mais que vencedora, que persevera nas promessas do SENHOR. Fique firme! Não negue a sua fé, posicione-se corretamente e o SENHOR te dará grande vitória.

Em CRISTO,

ESTUDO ELABORADO PELO  PASTOR  FERNANDO CÉSAR 

0 comentários:

Postar um comentário

 

© - 2014. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré