Páginas

Tudo é no tempo de DEUS

Quando eu era professor de cursinhos preparatórios para o vestibular em Recife, tinha o privilégio de compartilhar muitas das minhas experiências pessoais e sabedoria com os meus alunos. Era um prazer dividir isso com eles...

Lembro-me de uma experiência que rendeu muito aprendizado. Transcorria o ano de 2001. Lecionava Literatura e Redação a uma turma, no período da tarde, de alunos muito interessados e estudiosos. Parecia até que havia uma concorrência entre eles para ver quem sairia melhor nas questões de vestibulares. Como pessoas, também eram maravilhosos.

Ao final daquele ano, grande era a expectativa de aprovação em cima de uma aluna em especial, chamada Conceição. Os professores esperavam que ela fosse uma das primeiras da sala. Não faltava, era muito dedicada, enfim, um exemplo de aluna.

Mas não fora isso que aconteceu. Em todas as listas de aprovação, o nome de Conceição não constava. Frustração para nós, seus professores, para os colegas de turma e, especialmente, para ela. Muita frustração. O abatimento era notório. Principalmente porque quase todos os seus amigos haviam conseguido o objetivo.

Em um dos nossos últimos encontros, deixei um conselho para o coração dela: que todo esforço e toda dedicação somente seriam recompensados quando passassem pela vontade e pelo tempo do SENHOR. Conceição, com lágrimas nos olhos, pôs-se a me olhar fixamente. A Verdade estava entrando em seu coração. A vida, que pertence ao SENHOR, é comandada por ELE. “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3:1).

Precisamos aprender a respeitar esse conselho de Salomão. A Bíblia garante que há tempo para todo propósito, aqui na terra, se cumprir. A palavra propósito significa “deliberação, resolução, decisão”. Quando DEUS delibera algo, ELE cumpre; isso é mais do que certo. Agora, o tempo é o DELE. O tempo, para a execução daquilo que ELE decidiu antes, serve para o aperfeiçoamento e restauração das vidas envolvidas. Eu precisava fazer Conceição entender e aceitar essa verdade. DEUS havia deliberado a aprovação dela no vestibular. Não para aquele ano de 2001, mas para o ano seguinte. E complementei: “Agradeça a DEUS por essa não aprovação. Tenha um coração agradecido. Você chegou até aqui debaixo das bênçãos de DEUS, sob os cuidados do SENHOR. ELE te ama e nunca se esqueceu de você. Se você tiver hoje, na perda, um coração agradecido, claro que DEUS saberá que, na vitória, você agradecerá muito mais”.

A Bíblia orienta: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Tessalonicenses 5:18). Em tudo, em tudo, em tudo!!! Não somente quando as coisas estão favoráveis, mas, especialmente, quando recebemos um NÃO do SENHOR. O NÃO do SENHOR é também bênção para a vida dos Seus filhos amados. É DEUS quem prover tudo em todos. E embora não mereçamos, ELE supre todas as nossas necessidades.

Agora entendemos a razão do gesto eternamente grato do apóstolo Paulo: “Sei passar necessidade, e também sei ter abundância; em toda maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome, tanto a ter abundância como a ter necessidade” (Filipenses 4:12).

DEUS disse aos filhos de Israel que viviam cativos no Egito: “Eis que os tirarei daí e os levarei a uma Terra que mana leite e mel”. ELE não disse que o cumprimento da promessa seria imediatamente. Antes, ordenou a Moisés para conduzir o povo por um deserto para aperfeiçoá-los. O tempo de travessia no deserto é bênção para a vida daqueles que entendem e agradecem. A promessa se cumpriu com aqueles que não duvidaram, e creram até o fim.

Aprender a esperar por DEUS é um exercício de paciência, de amor e de obediência. Esperar e se submeter às mudanças necessárias.

Vi o quanto aquela não aprovação em 2001 fora importante para o crescimento e amadurecimento na vida de minha querida aluna. No ano seguinte, ela estudava com mais confiança e segurança no SENHOR. Por isso, tudo se cumpriu em sua vida. Ela foi aprovada no ano seguinte com êxito absoluto.

Soube que muitos anos depois, ela perdeu o seu marido, o grande amor da sua vida. Acredito que aquela experiência que viveu em 2001-2002 serviu para mantê-la de pé naquele momento de dor e de perda. “Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou (...). Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de lançar fora...” (Eclesiastes 3:2,4-6).

Há tempo também para você, minha irmã e meu irmão em CRISTO. Creiam nisso e aprendam a esperar. Esse tempo é certo que chegará. Alegrem-se e agradeçam!

Em CRISTO,

FONTE - PASTOR FERNANDO CÉSAR

0 comentários:

Postar um comentário

 

© - 2014. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré